Secretaria de Meio Ambiente lança campanha “Meio Ambiente Começa no Meio da Gente” e apresenta mascotes da educação ambiental
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valparaíso de Goiás deu início ao pré-lançamento da campanha municipal de educação ambiental “Meio Ambiente Começa no Meio da Gente”, uma iniciativa que busca aproximar a população das ações de preservação, sustentabilidade e conscientização ambiental desenvolvidas no município.
A campanha marca um novo momento para a educação ambiental em Valparaíso e apresenta à comunidade a Turma do Meio Ambiente, formada por três mascotes que terão papel fundamental nas atividades educativas, eventos e ações de conscientização promovidas pela Secretaria.
Os personagens representam diferentes áreas da preservação ambiental e foram criados para dialogar com crianças, jovens e adultos de forma lúdica e acessível. A turma é composta por Capi, a capivara guardiã das águas e das árvores; Tuco, o tucano guardião da educação ambiental; e Nico, o macaco guardião da reciclagem e das boas práticas ambientais.
Além da apresentação dos mascotes, a campanha também dará início à escolha do Embaixador Ambiental de Valparaíso, por meio de votação popular. A iniciativa pretende estimular a participação da população e fortalecer o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva na construção de uma cidade mais sustentável.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Viana, a campanha é resultado de um trabalho que vem sendo estruturado desde o início da atual gestão da pasta.
“Estamos finalizando e realizando o pré-lançamento da nossa campanha de educação ambiental, chamada Meio Ambiente Começa no Meio da Gente. Já apresentamos os nossos guardiões, os nossos mascotes Capi, Tuco e Nico. São momentos importantes que estamos construindo nesses últimos quatro meses, consolidando a linha e o trabalho das políticas públicas ambientais de Valparaíso de Goiás”, destacou o secretário.
Ricardo Viana também ressaltou a importância do envolvimento da população nas próximas etapas da campanha.
“Estamos muito felizes com esse momento e, em breve, vamos divulgando novas informações para que toda a comunidade possa interagir e participar conosco dessa importante iniciativa”, afirmou.
A campanha abordará temas como educação ambiental, reciclagem, proteção das águas, arborização urbana, preservação do Cerrado e proteção da fauna silvestre, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais consciente, sustentável e preparada para os desafios ambientais do futuro.
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgará o cronograma completo das ações, bem como as orientações para participação na votação que escolherá o Embaixador Ambiental de Valparaíso de Goiás.
Meio Ambiente Começa no Meio da Gente: uma campanha para conscientizar, educar e transformar, com a participação de toda a comunidade.