
A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás aprovou, e o prefeito sancionou, a Lei no 16, de 12 de março de 2025, que denomina o edifício da Superintendência de Administração Tributária com o nome de “Edifício Dona Gilca Pöttker”.
A homenagem póstuma é uma forma de reconhecimento à servidora pública Gilca Teresinha Pöttker, que dedicou mais de duas décadas à administração tributária municipal, exercendo o cargo de Agente Escriturária desde agosto de 1997 até seu falecimento em abril de 2021, vítima da pandemia de Covid-19.
Natural de Porto Alegre (RS), Dona Gilca chegou a Valparaíso em 1985, trazendo consigo uma trajetória marcada pelo compromisso e dedicação ao serviço público. Durante sua carreira, foi reconhecida por sua competência, companheirismo e pelo legado deixado à comunidade e aos colegas.
A família da homenageada é composta pelo esposo Irineu Pöttker Sobrinho e os filhos Michele, Matheus e Thomas Pöttker. Segundo o autor do projeto, vereador Ricardo Viana (PDT), a denominação do edifício representa um justo reconhecimento ao importante papel de Dona Gilca para o município.
Com a aprovação da lei, as autoridades responsáveis tomarão as providências para a sinalização adequada do edifício, que fica localizado na Quadra 12, área especial, Etapa A, no bairro Valparaíso I.
A Lei no 16/2025 entrou em vigor na data de sua publicação, consolidando essa merecida homenagem à memória de uma servidora exemplar que marcou a história de Valparaíso de Goiás.
William Tobias
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vereador Ricardo Viana